“…arrependei-vos e crede no evangelho.”
(Marcos 1.15b)
Esta foi a primeira mensagem de Jesus. Simples no conteúdo, profunda demais na prática. A ideia de arrependimento era quase nova no mundo greco-romano, onde o grego não via que uma vida pudesse mudar drasticamente. Jesus veio para mudar o mundo e mudar o homem.
Arrependimento é mais profundo que simplesmente “não fazer errado novamente”, é confrontar o passado com Cristo, é parar onde está e rever os passos, é se mover em outra direção, agora guiado pelo Espírito Santo, é abandonar o velho caminho e os velhos hábitos, é desejar não mais participar de qualquer coisa que o afaste de Deus. É reparar o dano, é corrigir a si mesmo, é resolver as questões, é andar um passo para mais perto de Deus. É buscar o novo caminho e seguir firme sem desviar. É crer e se firmar na fé em Cristo. É aprender e se tornar discípulo de Jesus. É santificar-se para não cair em tentação. É viver uma nova vida diariamente. É ser humilde para saber que precisa de ajuda. É se deixar guiar por Cristo em cada passo. É se voltar para Deus e para as coisas de Deus. É consagração e oração, que o arrependido faz sempre. É tempo investido na Vontade de Deus. É decisão, é conversão, é ser cristão.
Não há arrependimento pela metade, pois a volta deve ser total e o distanciamento do que era, ser muito real. Ao que se achega aos pés do Senhor, é dada a oportunidade de se arrepender de verdade. Entenda que muitos acham que podem enganar os outros, mas ninguém pode enganar a Deus, que conhece os corações e os pesa.
Não deixo de refletir na importância do arrependimento para a vida cristã. João Batista anunciava o arrependimento. Jesus pregou o arrependimento, sabendo que o tempo estava cumprido. Pedro anunciou o arrependimento em Jesus durante sua pregação e muitos se converteram. A própria expressão “convertido” vem do arrependimento, que não para em si mesmo. A fé o princípio do Arrependimento. O discipulado é o Complemento. E assim prosseguimos, arrependidos e felizes por andar no Novo e Vivo Caminho.
Pr. Rubens da C. Monteiro