Recentemente sofri uma queda, nada grave, mas nada tão simples. E lembrei que todos nós, em algum momento da vida sofremos um acidente. E issso noss faz leembrar de princípios bíblicos diante destas situações.
1 – Acidentes acontecem, mesmo com pessoas boas e sem intençao alguma. É verdade que em alguns casos nós podemos causar o acidente, mas em outros não. Este munddo que jaz no maligno traz em si muitos acidentes.
2 – É preciso estar minimamente preparado. Do ponto de vista espiritual devemos estar revestidos de toda a Armadura de Deus: Oração, Justiça, Fé, Evangelho, a Palavra de Deus e a Salvação em Cristo. Preparados diante das crises, das lutas e dos acidentes. O que não nos livra do acidente, mas minimiza o dano.
3 – Depois da queda é preciso um autoexame e depois um exame completo, para ver se não quebrou nada. Ignoramos o fato da necessidade de nos examinarmos diante do Senhor. Por isso o Salmista pede no Salmo 139 para se sondado por Deus. Um exame preliminar já diz muita coisa, um aprofundado de tempos em tempos é necessário: Como você está?
4 – Se preciso, faça um tratamento. Há vários níveis de acidentes e de traumas, para cada um um tipo diferente de cuidado. Não podemos ignorar o tempo e o que é preciso para melhorar. Intimidade com Deus requer tempo e recuperação também.
5 – É preciso levantar-se e continuar. Se acidentes acontecem, mais ainda é a necessidade de continuar, com mais atenção, mais preparo, mais cuidado, mas com a firme disposição de seguir adiante. Curam-se os traumas, segue-se a vida, na direção certa da forma certa.
As vezes uma cicatriz, outra manchas-roxas ou mesmo apenas um arranhão, mas eu sei que devemos prosseguir pois nosso Deus nos dá o livramento oportuno na hora necessária. Ele cuida e cuidará de cada um.
Pr. Rubens C. Monteiro