Daniel é um dos personagens bíblicos mais conhecidos, sua história, sua origem, seus amigos e principalmente o episódio da Cova dos Leões fazem parte do ensino das Escrituras desde as crianças aos mais experientes. E Daniel foi quem foi porque orava, e tinha a oração como um dos pilares de sua vida.
Foi servidor público muito bem-sucedido, reconhecido por reis e reinos. Sábio nas palavras, integro em seus negócios, teve longa carreira e uma história com muitas lições.
Foi profeta, servo do Senhor, que ouvindo a mensagem de Deus inspirou o Povo de Israel no seu retorno à Terra Prometida e ao preparo para o que viria.
Foi fiel em tudo, sendo exemplo até os dias de hoje, mesmo que enfrentando reis e inimigos, nunca teve a sua fé abalada, pelo contrário, foi fortalecida e serviu de testemunho da grandeza de Deus.
Sem dúvida, ele foi quem foi, porque orou, porque buscou ao Senhor e porque tornou a oração uma parte do seu dia e da sua vida. Orava pelo menos 3 vezes ao dia com regularidade e precisão. Se colocava de joelhos diante do Senhor, demonstrando humildade e respeito. Fazia ações de graças e suplicava por ele, pelo povo e por cada momento de sua vida. Orava voltado para Jerusalém, mostrando sua origem e o sonho de retornar à Terra Prometida. Não deixava que obstáculo nenhum o impedisse de orar. Suas orações, feitas na terra, eram ouvidas no Céu. E teve muitas experiências com Deus.
Precisamos de mais tempo de oração, mais regularidade, mais da firme determinação em buscar a face do Senhor continuamente e diariamente. Precisamos de mais crentes que orem mais e com profundidade e intimidade com o Senhor. E que nós sejamos estes que oram.
Pr. Rubens da C. Monteiro